SUGESTÕES DE FILMES PARA A QUARENTENA


Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 18 de março de 2020
Sugestões de filmes para a quarentena
Edgar Vianna de Andrade
Mesmo antes da quarentena por causa do coronavírus, eu já vivia mais recluso na minha casa, ouvindo música, lendo, assistindo a filmes e escrevendo. Para aqueles que gostam mais da rua e do trabalho que de casa, ouvir música, ler e assistir a filmes é um bom exercício de paciência, além de elevar o espírito. Cada um tem seu gosto, mas sugiro alguns filmes disponíveis na Netflix, embora minha coleção de DVDs supere qualquer plataforma.
1- Match point, de Woody Allen não é uma comédia, como se poderia supor vindo de que vem, mas uma mistura de tragédia grega com teoria do caos. Na tragédia, tudo é previsto no início e tudo acontece por não se poder driblar o destino. Na teoria do caos, reina o imponderável e tudo é imprevisível. 

2- A noite dos mortos vivos, de George Romero, de 1968, filme que mudou o paradigma dos zumbis. Antes, o zumbi era um morto revivido. Agora passa a ser resultado de uma contaminação que mata e revive. Além de ser um clássico, é muito pertinente para nosso tempo.
3- Noé, de Darren Aronofsky, filme de 2014 com uma interpretação pessoal de Noé. A Bíblia ensina que Deus se apreendeu de ter criado o homem e resolveu eliminá-lo. Apenas Noé e sua família seriam salvos de um dilúvio exterminador. Aronofsky mostra que Deus quis mesmo eliminar a humanidade, acreditando que Noé e sua família não teriam descendentes, mas Noé engana Deus e assegura o futuro do ser humano. Filme também apropriado para um momento em que a humanidade cria situações que ameaçam a sua existência. 
4- Roma, premiadíssimo filme de Alfonso Cuarón, não chegou às telas de cinema. Vale a pena ser visto por sua beleza plástica e sonora. E, sobretudo, pela tocante humanidade do roteiro.
 5- Corra, de Jordan Peele, lançado em 2017, enfoca o novo racismo nos Estados Unidos, até mesmo uma nova escravidão de forma inteligente. Foi classificado erradamente como um filme de terror.  
  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINEMA EM TEMPOS DO CÓLERA

RIOS E CÓRREGOS DO SUL CAPIXABA